Ética e Moral

Ética

Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra “ética” é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter.

Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como “costume”, ou “hábito”, do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluia a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafísica, estética, na lógica, na dialética e nem na retórica. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida. Um exemplo desta visão clássica da ética pode ser encontrado na obra Ética, de Espinoza.

Porém, com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como “a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas” e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana e a moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal.

A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Moral e Ética.

1. O que são normas morais?

Por tópicos:

-  As normas morais são regras de convivência social;

-  As normas morais obedecem sempre a três princípios:

1-    auto-obrigação,

2-    universalidade,

3-    incondicionalidade;

São sempre importantes, mesmo que não efectivamente cumpridas.

 

As normas morais são regras de convivência social ou guias de ação, porque nos dizem o que devemos ou não fazer e como o fazer.

As normas morais obedecem sempre a três princípios. Primeiro que tudo, são sempre caracterizadas por uma auto-obrigação, ou seja, valem por si mesmas independentemente do exterior, são essenciais do ponto de vista de cada um. Também são universais, e são universais porque são válidas para toda a Humanidade, ninguém está fora delas e todos são abrangidos por elas. Por último, as normas morais são também incondicionais, visto que não estão sujeitas a prémios ou penalizações, são praticadas sem outra intenção, finalidade.

Mesmo que não sejam cumpridas, as normas morais existem sempre, na medida em que o Homem é um ser em sociedade e nas suas decisões tenta fazer o bem e não o mal. E por vezes, mesmo que as desrespeite, o Homem reconhece sempre a sua importância e o poder que elas têm sobre ele.

2. Qual a diferença entre a moral e a ética?

Por tópicos:

-  A moral tem um carácter:

-    Prático imediato

-     Restrito

-     Histórico

-     Relativo

-  A ética:

-     Reflexão filosófica sobre a moral

-     Procura justificar a moral

-     O seu objeto é o que guia a ação

-    O objetivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana.

 

Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom caráter para ser humanamente íntegro; a ética e a moral são muito distintas.

A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana das sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A noção do imediato vem do fato de a usarmos continuamente. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade. O objeto de estudo da ética é, portanto, o que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as máximas, as circunstâncias; mas também analisa as consequências dessas ações. A moral também se apresenta como histórica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes. No entanto, uma norma moral não pode ser considerada uma lei, apesar da semelhança, porque não está escrita, mas sim como base das leis, pois a grande maioria das leis é feita tendo em conta normas morais. Outra importante característica da moral (e esta sim a difere da lei) é o fato desta ser relativa, porque algo só é considerado moral ou imoral segundo um determinado código moral, sendo este diferente de indivíduo para indivíduo. Finalmente, a ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando, orientando, racionalmente e do melhor modo a vida humana.

 

3. A ética aplicada

Cada vez é mais necessária uma ética aplicada, uma ética que coexista com o quotidiano das pessoas. Esta ética deve ser específica, dividida em ramos, para melhorar analisar cada situação, sendo um bom exemplo disso os códigos éticos para as diferentes profissões. Isto acontece porque as pessoas têm que entender que as suas ações têm consequências não só para si mas também para os outros, e que estas não podem ser encaradas só de um ponto de vista. (dar um exemplo: clonagem, personalismo, bioética, ética da informação, ética do jornalismo, etc.)

 

Patrícia Silva

 

http://www.notapositiva.com/resumos/filosofia/moraletica.htm

About these ads

27 thoughts on “Ética e Moral

  1. Walteyr Gomes Aleixo Neto. 2 ° M01. EEEFM Msrcílio Dias disse:

    As éticas eu tenho na consciencia , é como o respeito ao próximo e a todos os serres humanos , é uma regra que nasce dentro do ser humano a lidar com cada pessoa, e moral é difrecenciada porque pode ocorrer fatos diferentes a moral é como se devemos ter o respeito sabermos ser pessoas descente com a moral correta em relações com outras pessoas , ao mesmo tempo penso que são casos que ocorrem as vista das pessoas , como um homem ou mulher andar nua ou nu na rua , isso pra mim é sem moral , deixa a vista de todos a sua imoralidade

  2. Ana Carolina Santos_ Marcílio Dias 2ºm01 disse:

    Textos super explicativos e bem escritos, escrevê-los para estudo me ajudará muito a realmente entender.

  3. Lorena Martins - 2° M02 - E.E.E.F.M "Marcílio Dias" disse:

    Tudo ficou bem claro diante dessa magnifica explicação. Ficou bem explicado o que nos ajuda muito na hora do entendimento e da interpretação. O texto bem escrito e bem detalhado me fez um novo conhecimento sobre o qual desconhecia. Gostei muito.

  4. Erika chagas disse:

    Ética é um principio que a pessoa adquire com o tempo, e difere de cada pessoa e por tanto pessoas criam éticas diferentes umas das outras, já a moral é um tipo de ética coletiva que a sociedade impõe e segue algo que deve ser respeitado,alguns exemplos que diferem ética de moral são, Não é nada ético roubar dinheiro, fere a moral e os bons costumes andar nu na rua ou o adultério não é visto com bons olhos pela sociedade então logo é uma coisa imoral,ética é uma coisa mais pessoal que a moral, talvez você não ache ético roubar mas você acha ético ou normal matar, o ser humano mata pra sobreviver é extremamente egoísta por esse e alguns motivos pessoas se tornam vegetarianas por não acharem ético consumir carne animal mas isso não é imoral.

    (E.E.E.F.M”judith da silva goes coutinho”) 2ªano

    • Erika, a ética está no campo das ideias (pensar, criar normas, leis, regras para bem comum), a moral no campo das práticas sociais ou individuais ou seja a execussão do que se pensou. Está intimamente ligada ao caráter.

  5. Alisson Oliveira Santos disse:

    Gostei muito dos textos, mim faz ter uma do que é a ética, muito bom.
    Sou Alisson Oliveira Santos, do 2°ano da escola E.E.E.F.M Judith Da Silva Gões Coutinho.

  6. Alisson Oliveira Santos disse:

    Esse texto vai me ajudar bastante, ele estar muito bem explicar, e ele é muito interesante eu começei a ler e não conseguir mais parar, se eu soubesse que esse texto era assim tao bom eu ja tinha lido ele á muito tempo.

    Alisson Oliveira Santos
    2°ano
    E.E.E.F.M. Judith Da Silva Goes Coltinho

  7. tamiris cristina pereira da silva disse:

    Tudo ficou bem claro diante dessa magnifica explicação. Ficou bem explicado o que nos ajuda muito na hora do entendimento e da interpretação. O texto bem escrito e bem detalhado me fez um novo conhecimento sobre o qual desconhecia.
    E esse texto vai ajudar bastante para nós estudar,esse assunto é muito interessante eu gostei muito. o texto trás um pouco de aprendizagem para todos nos.

    a ética
    A Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

    A moral

    A moral também se faz presente na comunicação, determinando tipos de discursos conforme a sociedade em que estão. Por exemplo, a moral pode determinar planos ideológicos (político, econômico e religioso) ou controlar palavras, como delimitação de decência na filtragem de enunciados.

  8. Adriely de Oliveira 2M2 (Marcilio Dias) disse:

    Gostei muito desse texto, parece que agora finalmente entendi o que é ética e moral. Esse texto é muito bem explicado e facil de interpretar.

  9. carolina disse:

    A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. pow professora adoreii os textos e sobre esse trexinho ai em cima adorei saber
    “Andreza “(judith da silva goes coutinho)

  10. gostei ajudou bastante mais tenho minhas duvidas, e isso, a gente tira na sala de aula valeu marcilio dias magno kauer

  11. profe coloca os vidios e fotos da musica do dia dois

  12. tony soares disse:

    Ética é um principio que a pessoa adquire com o tempo.Ética não se resumia à moral mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.

  13. Tony soares/ 2º Ano escola judith goes. disse:

    Tudo ficou bem claro ética não se resumia à moral , mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.

  14. Jaqueline Neves - 2° M03 - E.E.E.F.M disse:

    Acredito que muitos desconhecem os significados, da ética e da moral, com esses texto. Ficou bastante claro e bem informativo. Nos jovens precisamos de conhecimentos em que nos vão ser útil por toda a vida.Ficou em evidencia, que a ética e um bom modo de viver pelo pensamento humano , procura justificar a moral, e a moral e a obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos.

    (Jaqueline Neves – 2° M03 – E.E.E.F.M )

  15. Jaqueline Neves - 2° N03 - MARCILIO DIAS*** (noturno) disse:

    Acredito que muitos desconhecem os significados, da ética e da moral, com esses texto. Ficou bastante claro e bem informativo. Nos jovens precisamos de conhecimentos em que nos vão ser útil por toda a vida.Ficou em evidencia, que a ética e um bom modo de viver pelo pensamento humano , procura justificar a moral, e a moral e a obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos.

    Jaqueline Neves – 2° N03 – MARCILIO DIAS*** (noturno)

  16. Reoberto Paulo disse:

    Ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos e levam a sério. Ninguém cumpre à risca…
    e Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto…
    na minha opiniao seria isto…

  17. Reoberto Paulo disse:

    E.E.E.F.M. Judith da Silva Goes Coutinho 2° Ano

  18. Naty Almeida disse:

    olá Prof.ª Cida Ribeiro…
    sou Ilma Natyane de almeida do 2° ano da escola “judith da silva goes coutinho”

    Achei bastante interessante a maneira que o texto explíca, a diferença entre o que é Moral é o que Ético, dois assuntos muito complexos!!!!!
    gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muitooooooo… Está NÃO é a primeira vez que visito seu blog e leio sobre esse assunto!

    muito obrigada…..

    obs: adoro suas Performances na escola!!! muito bom mesmo!

  19. george augusto pereira sepulchro 2 ano N03 'Marcilio dias' disse:

    eu gostei muito desse texto agora fico mais claro para mim oque e etica e moral vc ta de parabens [diante de pessoas ,e coisa e situacao,estamos constantemente fazendo avaliacoes

  20. Professora apesar de ler muito pouco o seu blog eu adorei,achei que e uma maneira mais facil para explicar tudo o que esta relacionado a filosofia.Depois de ler o texto comecei a entender mais um pouco o que e etica e moral,eu achava que a moral e a etica nao era muito importante nas nossos vida,nossa q vergonha pois eu estava errada pois sem a etica a gente nao teria uma maneira melhor de se viver e de conviver com as pessoas do dia a dia,e a moral apesar de fazer parte do nosso contidiano ela nos ensina a verdadeira reflexao da filosofia……………….. ( Frase de kant-a moral,propriamente dita,nao e doutrina que nos ensina como sermos felizes,mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade).

  21. yakine santos de oliveira disse:

    Prof(a) apesar de ler muito pouco o seu blog eu adorei,achei que e uma maneira mais facil para explicar tudo o que esta relacionado a filosofia.Depois de ler o texto comecei a entender mais um pouco o que e etica e moral,eu achava que a moral e a etica nao era muito importante nas nossos vida,nossa q vergonha pois eu estava errada pois sem a etica a gente nao teria uma maneira melhor de se viver e de conviver com as pessoas do dia a dia,e a moral apesar de fazer parte do nosso contidiano ela nos ensina a verdadeira reflexao da filosofia……………….. ( Frase de kant-a moral,propriamente dita,nao e doutrina que nos ensina como sermos felizes,mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade).

  22. Leonam Brunno 2° N04 "Marcilio Dias" disse:

    Professora eu nao sabia o que era realmente Ética e Moral agora ja sei do que se trata , os textos da senhora ta muito bem explicado. No meu ponto de vista a Etica e o respeito ao proximo e a moral e meio que uma regra a ser comprida.Isso e muito importante para se ter um bom convivio com as pessoas e ate com se proprio. As pessoas vao te tratar melhor etc.

  23. Maikelle fagundes disse:

    Maikelle Fagundes EEEFM “Marcílio Dias ” 2ºN04
    Profº: Adorei o texto pois imaginava que está duas palavrinha não importava muito no dia-a-dia ,mas hoje posso realmente lhe dizer que consigo definir está duas palavras preciosas no meu dia….
    Ás vezes me pergunto como posso me comportar perante á sociedade agora sim posso saber como me comportar pois realmente sei o sentido da ética e moral … Muito Obrigadaaa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s